Home  ›  Destaques  ›  Bandeiras Azul, Ouro e Acessível atestam qualidade das praias fluviais do concelho

Bandeiras Azul, Ouro e Acessível atestam qualidade das praias fluviais do concelho

Seia  /  2024-07-08

$titulo

As Praias Fluviais de Lapa dos Dinheiros e Loriga hastearam, esta tarde, a Bandeira Azul, Bandeira Qualidade de Ouro e Praia Acessível. O galardão que atesta a classificação acessível também foi içado na Praia Fluvial de Sandomil.

A ação simbólica foi presidida por Luciano Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Seia, com a presença do Diretor Regional da Região Hidrográfica (ARH) do Centro, Nuno Bravo.

As bandeiras atestam a boa qualidade das águas balneares e praias ambientalmente sustentáveis, bem como a segurança dos banhistas.

A classificação “acessível” pressupõe o cumprimento de um conjunto de regras que viabilizam a sua utilização e desfrute, com equidade, dignidade, segurança, conforto e a maior autonomia possível, por todas as pessoas, independentemente da sua idade, de possíveis dificuldades de locomoção, ou de outras incapacidades que condicionem a sua mobilidade.

A “Bandeira Azul” é um instrumento de reconhecimento para as praias e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental. A distinção é da Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, que este ano atribuiu 440 Bandeiras Azuis, das quais 398 em Praias, 19 em Marinas e 23 em Embarcações Ecoturísticas. O concelho de Seia reúne duas das três praias distinguidas no distrito da Guarda.

No que diz respeito ao galardão de ouro, da responsabilidade da Quercus, a praia tem de ter, durante cinco anos consecutivos, a classificação máxima na qualidade da água.

No curso do rio Alva, há mais três zonas balneares a destacar, como sejam o Sabugueiro, a Senhora do Desterro (praia Dr. Pedro) e Vila Cova à Coelheira.  O concelho dispõe ainda de mais um local de banhos, na ribeira de Alvoco, o Poço do Lagar.

Notícia CAMARA MUNICIPAL DE SEIA https://cm-seia.pt/ultimas-noticias/bandeiras-azul-ouro-e-acessivel-atestam-qualidade-das-praias-fluviais-do-concelho/

 

 

publicidade matrizauto