Câmara de Viseu transfere competências para as freguesias

2020-01-21

Câmara de Viseu transfere competências para as freguesias

A autarquia de Viseu deu hoje luz verde à transferência de mais de 1,3 milhões de euros para as freguesias e à delegação de competências em limpeza das vias e manutenção de jardins para as juntas.

De acordo com o presidente da Câmara, é o sétimo ano que a edilidade assina contrato com as freguesias e sempre numa perspetiva de que o que é feito em proximidade é sempre melhor do que à distância.

Almeida Henriques falava aos jornalistas no final da reunião do executivo e explicava que da delegação de competências às juntas de freguesia fazem parte a manutenção de espaços verdes, limpezas de vias, espaços públicos, sarjetas e sumidouros.

“As freguesias ficam ainda responsáveis pela manutenção de espaços envolventes a estabelecimentos do pré-escolar e do primeiro ciclo e a pequenas reparações destes espaços de ensino, assim como a gestão e reparação de equipamentos desportivos, percursos pedestres e colocação de placas de toponímia”, especificou.

Com esta delegação de competências, Almeida Henriques disse que está dado mais um passo para “entrar no próximo ano com a delegação de competências no âmbito da descentralização”.

 

(Lusa)