Kristen Stewart Descalçou-se no Festival de Cannes em Forma de Protesto

2018-05-24

Kristen Stewart Descalçou-se no Festival de Cannes em Forma de Protesto

Apareceu com uns Louboutin pretos na passadeira vermelha do Festival de Cannes, mas subiu a escadaria do auditório onde seria a estreia de BlacKkKlansman, do realizador Spike Lee, descalça. Esta foi uma forma de, alegadamente, nesta segunda-feira à noite, Kristen Stewart protestar contra o dress code restrito do festival.

A atriz já tinha trocado, em 2016, os sapatos altos pelos rasos. No entanto, Kristen Stewart explicou, na altura, numa conferência de imprensa a propósito da estreia de Café Society, de Woody Allen, que este não teria sido um ato de protesto contra a alegada regra que proíbe o uso de sapatos rasos na passadeira vermelha, mas sim uma questão estética. Ainda assim, sublinhou que a mudança é necessária e tem de acontecer o mais brevemente possível, pois considera que as linhas que guiam as escolhas de guarda-roupa para o festival são sexistas.

«Tem-se tornado bastante óbvio que se caminharmos na passadeira vermelha juntos e alguém me parar e disser ‘Desculpe, não está a usar saltos altos. Não pode entrar’. Então vou responder ‘Nem o meu amigo. Ele tem de usar saltos?’ Isto funciona para ambos os lados. Não podes simplesmente pedir-me que faça algo sem que lhe peças a ele também», notou a atriz norte-americana.

Afinal é proibido usar sapatos rasos em Cannes ou não?
Esta regra não está escrita em nenhum código de conduta e o próprio diretor do festival, Thierry Frémaux, já negou que os saltos altos são obrigatórios, dizendo tratar-se apenas de um rumor. «O rumor que diz que o festival insiste nos saltos altos paras as mulheres na passadeira vermelha não tem fundamento», escreveu na rede social Twitter, em maio de 2015.

No entanto, a posição de Cannes relativa a este assunto será clara. Em maio de 2015, um grupo de mulheres terá sido impedido de entrar na sala onde o filme Carol ia ser projetado, alegadamente por não calçarem sapatos de salto alto.

De acordo com o The Guardian, só quem tem convite pode passar na passadeira vermelha em direção às salas de projeção dos filmes e, antes de levantarem o bilhete para a sessão de cinema, o dress code oficial é explicado. O jornal revela que, segundo este, os homens devem usar gravata e sapatos pretos e as mulheres devem vestir-se de forma elegante e com calçado «smart».

Tal como Kristen Stewart, também Julia Roberts subiu, em 2016, as mesmas escadas, descalça. No ano passado, foi a vez de Vanessa Redgrave calçar ténis na passadeira vermelha.

Esta semana, surgiu também um protesto no Festival de Cannes, onde 82 atrizes se juntaram contra a desigualdade salarial.
(ELLE)