Ginga arranca em Seia

2020-09-21

Ginga arranca em Seia

Nesta terça-feira, entre as 10h e as 18h, os munícipes podem  usufruir antecipadamente das recentes apostas em matéria de mobilidade elétrica, que entram em funcionamento a 01 de outubro”.

A autarquia refere em comunicado, que o novo sistema de bicicletas elétricas de uso partilhado tem a designação de “Ginga”.

O projeto “visa ser uma alternativa de deslocação aos modos de transporte habituais, mas não poluente, quer para as tarefas do dia-a-dia dos cidadãos, quer para as atividades de lazer, cultura ou turismo, para além de promover o exercício físico”.

O “Ginga” é composto por um total de 15 bicicletas e integra três locais de parqueamento na cidade de Seia.

O projeto, que envolve um investimento no valor global de 93 mil euros, foi apoiado pelo Fundo Ambiental em 50 mil euros.

A edilidade sublinha ainda que, no âmbito da aposta na mobilidade suave e “prosseguindo a sua visão estratégica de tornar Seia mais sustentável”, reforçou a rede de transportes urbanos “VaieVem”, com a aquisição de um autocarro elétrico, com capacidade para 22 pessoas.

O novo autocarro entra em funcionamento no dia 01 de outubro e vai estar alocado ao circuito urbano de Seia.

O veículo elétrico custou 325.340 euros e a sua aquisição foi cofinanciada em 40% pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos.

CMS