Hospitais do Centro ainda estão a dar franca resposta à Covid-19 diz Governo

2020-10-24

Hospitais do Centro ainda estão a dar franca resposta à Covid-19  diz Governo

João Paulo Rebelo afirmou que nesta segunda vaga estamos melhor preparados para combater esta pandemia do que estávamos há uns meses e que há uma maior articulação dos vários serviços nesta resposta.

O também coordenador da região Centro para o combate à covid-19, falava aos jornalistas no final da cerimónia de consignação da obra de alargamento e remodelação das instalações da urgência polivalente do Centro Hospitalar Tondela Viseu.

De acordo com João Paulo Rebelo, “a região Centro não está a ser exceção ao que está a acontecer no resto do país”, mas, “ainda assim, com uma taxa de incidência de casos nos últimos 14 dias bem inferior a outras regiões do país”.

Apesar de admitir “uma preocupação acrescida também nesta região com os lares residenciais, onde se concentra uma população particularmente vulnerável”, o secretário de Estado disse que tem havido “uma boa articulação da resposta pública, não só ao nível regional, como também ao nível dos serviços distritais, e com a colaboração de todos os municípios”.

Já o diretor clínico do CHTV, disse que se tem sentido “uma pressão que vai crescendo à medida da evolução da pandemia na comunidade”, havendo neste momento 22 doentes internados.

Eduardo Melo explicou que a enfermaria tem 26 camas, mas que a capacidade pode aumentar, transformando áreas não covid para acolher mais doentes. 

No que diz respeito aos profissionais, existe “o equilíbrio possível”, explicou o responsável, acrescentando que “toda a gente está a trabalhar sob uma pressão maior, mas não há profissionais doentes, nem muitos profissionais de baixa”.

O presidente do conselho de administração do CHTV, Nuno Duarte, aproveitou a cerimónia para anunciar que as obras do Laboratório de Biologia Molecular do Serviço de Patologia Clínica estão “praticamente finalizadas”. 

O laboratório representou um investimento de cerca de 740 mil euros.