Viseu recebe Mostra de dança

2020-11-05

Viseu recebe Mostra de dança

O programa da NANT integra oito atividades programadas, três das quais são estreias e uma antestreia.

A abertura, no dia 13, vai ficar a cargo dos diretores artísticos da Companhia Paulo Ribeiro, São Castro e António M. Cabrita, com a estreia de "Sinais de Pausa".

Segundo o Teatro Viriato, trata-se de um dueto "que se inspira no universo literário de José Saramago, nas fragilidades e contradições do ser humano, na invocação do passado com um olhar no presente, na desordem revolucionária do uso da pontuação".

O dueto marca o regresso dos coreógrafos e bailarinos à interpretação, no ano em que se celebram 25 anos de atividade da Companhia Paulo Ribeiro, residente no Teatro Viriato.

Até 28 de novembro, este será um espaço de apresentação de trabalhos e de reflexão sobre a área da dança, numa altura em que as autoridades de saúde apelam ao distanciamento social, devido à covid-19.

Para a diretora artística do Teatro Viriato, "fazer uma mostra de dança no panorama atual vai ter um sabor ainda mais doce", uma vez que "os encontros são cada vez mais distantes, o toque entre quem não coabita é cada vez mais impossível".

Neste contexto, "promover um ciclo onde corpos se encontram é um ato de resistência, é um voto de fé no que somos, e é uma aposta naquilo que nos torna mais humanos mas também mais planetários: a nossa fisicalidade, a nossa necessidade de sermos matéria e presença”, sublinha.

Patrícia Portela refere que, "apesar das alterações que foram necessárias implementar, e independentemente do tema das coreografias, a dança fala sempre do encontro físico, e em tempo real dos corpos".

Com o objetivo de promover o diálogo entre gerações de artistas, o festival "Lugar Futuro", da escola de dança Lugar Presente, também se junta à NANT, entre os dias 20 e 22.