Centro hospitalar Tondela-Viseu quase no limite

2021-01-07

 Centro hospitalar Tondela-Viseu quase no limite

Em comunicado enviado à agência Lusa, o Centro Hospitalar Tondela-Viseu refere que “em termos de equipamentos materiais e humanos, os atuais ainda estão a responder às necessidades que temos, embora praticamente no limite”.

À semelhança do que acontece noutros pontos do país, também o CHTV se deparou “com um aumento do número de infeções por covid-19” e, nesse sentido, faz um apelo para a necessidade de manter os conselhos definidos pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e de se redobrar os cuidados” de forma a “baixar a tendência”.

De acordo com dados desta manhã no CHTV, “estão internadas 132 pessoas por covid-19 e, destes, 122 registam-se em enfermaria e 10 nos cuidados intensivos”, para um limite de 16 camas.

Face ao crescente número de infetados, o CHTV está “a reforçar a capacidade do hospital, mas é fundamental não baixar a guarda” e “em caso de necessidade, há a possibilidade de abrir uma sexta enfermaria” dedicada à covid-19.

O sétimo piso do hospital está todo ele dedicado - as quatro enfermarias, de 26 camas cada - aos doentes infetados pelo novo coronavírus e já há uma enfermaria no sexto piso também, tendo os doentes aí internados sido transferidos para outros serviços.

“Se existir necessidade, a gestão de camas em rede da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro permite transferências para serviços de hospitais menos sobrelotados”, esclarece o mesmo comunicado.