Arranca novo confinamento com as escolas a funcionar

2021-01-13

Arranca novo confinamento com as escolas a funcionar

O novo confinamento geral devido à pandemia está de volta e aplica-se a todo o território nacional continental e entra em vigor a partir das 00:00 desta sexta-feira. O destaque vai para o dever de permanecer em casa e a exceção do ensino presencial.

O Governo determinou hoje um conjunto de medidas extraordinárias para “limitar a propagação da pandemia e proteger a saúde pública”.

Entre as medidas estão restrições à circulação da população, obrigatoriedade do teletrabalho e encerramento do comércio, com exceção dos estabelecimentos de bens e serviços essenciais.

As regras gerais passam por ficar em casa, limitar os contactos ao agregado familiar, reduzir as deslocações ao essencial, usar máscara de proteção, manter o distanciamento físico, lavar as mãos e cumprir etiqueta respiratória.

Os serviços públicos prestam atendimento presencial mediante marcação prévia e é reforçada a prestação dos serviços através dos meios digitais e dos centros de contacto. Os tribunais vão estar abertos.

Vão estar abertos estabelecimentos como mercearias e supermercados, com lotação limitada a cinco pessoas por 100 metros quadrados, mas sem restrição de horário. Vai ser permitida  a realização de feiras e mercados, nos casos de venda de produtos alimentares.

Encerrados  vão estar os  cabeleireiros e barbearias, os equipamentos culturais, assim cono as termas.