Parque Aventura vai nascer em Castro Daire

2021-03-01

Parque Aventura vai nascer em Castro Daire

A criação do Pombeira Adventure Park,  "tem como objetivo principal a atração turística ao território através da valorização dos recursos endógenos", em especial dos recursos naturais associados à Rede Natura 2000, ao Rio Paiva e à Serra do Montemuro.

Este parque foi concebido a pensar nos vários segmentos da população, englobando tanto "a vertente do mero lazer, como a vertente dos aficionados pelas atividades mais radicais", refere um comunicado da autarquia.

Um dos 'ex-libris' do parque será o miradouro da Pombeira, a instalar num ponto considerado estratégico.

Segundo a autarquia, "será possível observar o parque em toda a sua dimensão e esplendor, bem como todo o enquadramento natural de toda a envolvente", a partir de um miradouro numa plataforma com 12 metros, nove dos quais suspensos sob a falésia e a cascata da Pombeira, o que criará "a sensação ao visitante/turista de estar a flutuar sob o parque".

O Pombeira Adventure Park irá disponibilizar vários equipamentos que permitirão aos visitantes atividades como o 'canyoning', com descida do leito do rio a partir da zona do miradouro.

A Câmara refere que quem preferir atividades menos radicais tem ao dispor um trilho de aventura circular, com cerca de cinco quilómetros e início e fim no miradouro, que possibilitará apreciar a vista o vale do Rio Vidoeiro "através da caminhada ou, numa perspetiva competitiva, para o treino de 'trail running'".

Com este investimento, a autarquia pretende "o reforço da coesão territorial e da competitividade e, por via da criação de estruturas que contribuam para a associação dos recursos ao território, apostar na melhoria da qualidade de vida das populações, em resultado do aumento do número de visitantes e da dinamização da economia local".

O Pombeira Adventure Park funcionará também como Centro de Atividades Outdoor do município de Castro Daire. Neste âmbito, terá um espaço de apoio/receção com parque de estacionamento, "que irá funcionar como a porta de entrada para as múltiplas rotas disponíveis no concelho para a prática de desportos e turismo de natureza", explica a autarquia.