Novo concurso para a criação do Centro de Recolha Oficial em Viseu

2021-08-19

Novo concurso para a criação do Centro de Recolha Oficial em Viseu

"Infelizmente, esta tem sido uma situação recorrente nos últimos meses, que passa pela falta de mão-de-obra e também os aumentos brutais no que respeita às matérias-primas", lamentou.

Conceição Azevedo contou que os municípios têm "sentido grandes dificuldades no lançamento de obras devido a estes fatores".

O investimento no CRO, que ficará situado junto ao recinto da Feira do Gado, em Rio de Loba, rondará os 400 mil euros, sendo o prazo de execução previsto de 189 dias.

Segundo a autarca, "o número de animais errantes recolhidos pela autarquia, juntamente com a associação Cantinho Animais Abandonados, já ronda os 800 por ano, o que demonstra bem a necessidade de uma estrutura como o CRO".

O projeto prevê um pavilhão de serviços que inclui enfermaria, sala de esterilização, sala de recobro, sala de limpeza e lavagem de animais, sala de lavagem de material, gabinete médico-veterinário, sala de arrumo e de equipamento para captura de animais e sala de pessoal e vestiário.

Um pavilhão de alojamento de animais, com boxes que podem alojar cerca de 60 a 70 canídeos e felídeos, uma boxe para outras espécies, três celas para animais perigosos, duas celas de quarentena e uma cela de maternidade estão também previstos na obra, que contará com uma comparticipação de 50 mil euros do Orçamento do Estado.