Presidente da Câmara Municipal de Viseu questiona Direção Regional de Cultura sobre obras na Sé

2023-11-28

Presidente da Câmara Municipal de Viseu questiona Direção Regional de Cultura sobre obras na Sé

Esta segunda-feira, 27 de novembro, o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, dirigiu uma carta à Direção Regional de Cultura do Centro, manifestando diversas preocupações relativas às obras em curso na Sé de Viseu, sob responsabilidade da referida Direção.

O Presidente afirmou ter conhecimento de várias críticas acerca da execução das obras, o que o levou a deslocar-se pessoalmente ao local, tendo comprovado a instalação de "rufos", "remates de telhado" e "caldeiras" na zona posterior do edifício, adjacente ao Largo de S. Teotónio, e considerado tais adições "inusitadas e perturbadoras da estética do alçado posterior, representando uma atrocidade ao valioso e histórico património ali existente”.

Embora não seja da responsabilidade da Câmara Municipal de Viseu supervisionar as obras, Ruas salientou a importância de não se desligar das intervenções no património local, reportando a situação à Direção Regional de Cultura do Centro e solicitando esclarecimentos e soluções sobre o assunto.

Para além das preocupações estéticas, o Presidente destacou a necessidade de requalificação do alçado posterior do edifício, enfatizando a expetativa de que este receba tratamento semelhante ao das restantes fachadas, assegurando a requalificação completa do edifício.

Fernando Ruas mencionou, ainda, que o assunto já foi comunicado ao Gabinete do Ministro da Cultura, evidenciando a seriedade com que as autoridades locais estão a encarar a situação.

O Presidente da Câmara espera que o assunto seja tratado com a devida importância que um monumento como a Sé de Viseu merece, enfatizando a relevância histórica e cultural do local. Reforça, também, a necessidade de preservação do património, esperando que a Direção Regional de Cultura do Centro tome medidas adequadas para garantir a integridade e harmonia estética deste ícone da região.

Notícia CAMARA MUNICIPAL DE VISEU https://www.cm-viseu.pt/pt/noticias/presidente-da-camara-municipal-de-viseu-fernando-ruas-questiona-direcao-regional-de-cultura-sobre-obras-na-se-de-viseu/