VISEU AJUDA já respondeu a quase 2000 ocorrências

2021-04-12

 VISEU AJUDA já respondeu a quase 2000 ocorrências

 A linha VISEU AJUDA conta com a colaboração de uma equipa multidisciplinar e com uma bolsa de voluntários, funcionando sempre em articulação com as Juntas de Freguesias. 

Em comunicado, a Presidente da Câmara  de Viseu salienta que "que ninguém tem dúvidas que o VISEU AJUDA foi uma das apostas mais acertadas que concretizámos, face a esta terrível pandemia que se abateu sobre o mundo. Permitiu uma resposta concertada, rápida e solidária, face às necessidades vividas por muitas famílias neste período crítico”.

Recorde-se que o projeto teve uma primeira fase, que decorreu entre março e junho de 2020, prestando apoio 7 dias por semana, entre as 9 e as 20 horas, a pessoas e famílias residentes no concelho. Após esse período, o VISEU AJUDA manteve-se em funcionamento, com alguns ajustes, mas com o mesmo desígnio: resolver situações de emergência e carência social.

Disponibilizar uma resposta imediata para um conjunto de bens e serviços básicos, urgentes e inadiáveis, nomeadamente de aquisição e/ou entrega de refeições, de medicamentos e de compras de supermercado ao domicílio (alimentares e outros essenciais), assim como assegurar reparações domésticas urgentes e o agendamento de recolha de resíduos ao domicílio de pessoas infetadas pelo novo coronavírus foram objetivos traçados e concretizados numa primeira fase. 

Com a continuidade do projeto, desde julho de 2020, ou seja, a 2ª fase, o programa e linha VISEU AJUDA continuou a prestar o seu serviço junto da comunidade, ainda que noutros moldes, rececionando e encaminhando pedidos alusivos a compra de medicamentos e de supermercado (a pessoas e famílias com situação de carência económica comprovada), assim como orientando outras situações sociais críticas, fornecendo informação útil e aconselhamento.   

Do ponto de vista geográfico, as Freguesias de Viseu, Abraveses, São Salvador e Rio de Loba lideram o topo dos territórios com mais situações de emergência social.

 

CMV