Museu de Arte Antiga estreia documentário sobre fundador do Museu do Caramulo

2021-05-14

 Museu de Arte Antiga estreia documentário sobre fundador do Museu do Caramulo

O Museu Nacional de Arte Antiga estreia na próxima terça-feira um documentário sobre o fundador do Museu do Caramulo, Abel de Lacerda, no ano em que se assinalam os 100 anos do seu nascimento. 

 O Museu do Caramulo apresenta o documentário Abel de Lacerda: O Coleccionador Utópico”, refere um comunicado do Museu enviado à agência Lusa.

O documentário, “de 30 minutos, retrata a vida e obra de Abel de Lacerda (1921-1957), que iniciou uma coleção de obras de arte, inteiramente doadas e criteriosamente escolhidas por si, e idealizou a criação de um Museu de Arte no cimo da Serra do Caramulo”.

Filho de Jerónimo de Lacerda, médico que no início do século XX fundou a Estância Sanatorial, Abel de Lacerda nasce no Caramulo, é o filho do meio de três irmãos e estuda Ciências Económicas e Financeiras.

A estreia do documentário está marcada para terça-feira, Dia Internacional de Museus (18 de maio), pelas 18:00, no auditório do Museu Nacional de Arte Antiga, integrada na exposição temporária “A Colecção Utópica: O Museu do Caramulo vem ao MNAA”.