Cavalhadas de Vildemoinhos cumprem tradição

2021-06-22

Cavalhadas de Vildemoinhos cumprem tradição

A responsável pela comunicação da comissão das festas disse que “este ano é muito mais que o cumprimento da promessa. Em 2021 voltamos a não poder levar à cidade os carros e grupos nas tradicionais Cavalhadas de Vildemoinhos, mas no grande dia, de São João, mantemos o cumprimento da promessa com os cavalos e a charrete a dar volta à capela de São João da Carreira”.

Anabela Abreu explicou à Lusa que, “no regresso da capela, vai haver uma paragem na Praça da República para prestar uma homenagem a Viseu Cidade Jardim e também a Almeida Henriques”, presidente da Câmara de Viseu que morreu em abril deste ano vítima de covid-19.

António Almeida Henriques “muito se orgulhava e gostava das Cavalhadas de Vildemoinhos e também por isso há no Rossio [no centro da cidade de Viseu] uma árvore vestida toda de branco em homenagem à cidade, mas também em homenagem e memória” do presidente do município, sublinhou.

Esta responsável referiu que “a ida à capela será nos mesmos moldes” da edição de 2020 das Cavalhadas de Vildmeoinhos, ou seja, vai ser transmitida nas páginas da Internet, através do Facebook e do Youtube, e haverá convidados a falar da tradição e do tema deste ano das festas.

A tradição dos cavalos prende-se com uma promessa que tem por base uma luta de água, “disputa essa que os moleiros de Vildemoinhos ganharam e, para agradecer a intervenção divina, ficou a promessa de todos os anos ir a São João da Carreira” dar três voltas à capela.

“Viseu Cidade Jardim” é o tema que a edilidade ançou em janeiro para este ano e, Vildemoinhos rebatizou o São João deste ano de “Vildemoinhos Aldeia Jardim” e, por isso, “tudo foi preparado neste sentido de ajardinar” os festejos do santo popular.