Nelas recebe exposição de faróis portugueses

2021-06-23

Nelas recebe exposição de faróis portugueses

 O responsável da iniciativa disse que “o desafio foi lançado a 11 artistas de Portugal e Espanha para cada um pintar três faróis à escolha em Portugal, seja do continente ou das ilhas. E o resultado vai ser inaugurado no nosso feriado municipal, no dia de São João”, explicou o vereador do Património Cultural.

Aires dos Santos disse à  Lusa que esta mostra junta às 33 pinturas que resultaram do desafio, “documentação e espólio alusivos à temática dos faróis como, por exemplo, seis lanternas”, numa parceria com a Autoridade Marítima Nacional.

E, para uma visita guiada até domingo no Balneário dos Ingleses, na Urgeiriça, freguesia de Canas de Senhorim, acrescentou o vereador, “há também dois faroleiros profissionais, vestidos a rigor e que explicarão e contarão histórias e mitos, que há sempre, à volta dos faróis”.

“Sentinelas do Mar”, como se chama a exposição, fica na Urgeiriça até domingo, indo de seguida para a Biblioteca Municipal de Nelas, onde vai estar patente até 11 de julho, altura em que irá para Lisboa, para a Autoridade Marítima Nacional, e posteriormente para as regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

 

Lusa