Viseu vai debater crescimento e sustentabilidade

2024-02-15

Viseu vai debater crescimento e sustentabilidade

Iniciativa, organizada pelo Jornal Vida Económica, em parceria com o Município de Viseu, reúne um painel de especialistas e convidados em torno de áreas como a Reabilitação Urbana, a Cultura e o Turismo, o Desporto, a Educação e o Investimento e Empreendedorismo. Auditório do Museu do Quartzo – Centro de Interpretação Prof. Galopim de Carvalho será o palco deste encontro 

O Museu do Quartzo – Centro de Interpretação Prof. Galopim de Carvalho irá receber, no dia 6 de março, a conferência "Crescimento e Sustentabilidade em Viseu”, uma iniciativa promovida pelo Jornal Vida Económica, em parceria com o Município de Viseu.

A conferência promove o debate, a reflexão e a partilha de experiências, práticas e projetos em torno de áreas como a Reabilitação Urbana, a Cultura e o Turismo, o Desporto, a Educação e o Investimento e Empreendedorismo, aplicados ao território e região de Viseu, reunindo um painel de cerca de uma dezena de convidados e especialistas. A moderação será feita por João Luís, Diretor do Jornal Vida Económica. 

Após uma intervenção inicial, dedicada aos desafios do desenvolvimento de Viseu, pelo Presidente da Câmara Municipal, Fernando Ruas, seguir-se-á o tema "A estratégia de reabilitação urbana de Viseu: as ARU e os projetos de reabilitação sustentável do património”, com o Administrador Executivo da Viseu Novo SRU, Jorge Martins. 

A Cultura e o Turismo ocupam os dois momentos seguintes. Primeiramente, Alexandra Rodrigues, Vice-Presidente da CCDR-Centro, abordará "O legado cultural como pilar de sustentabilidade”, seguida de Anabela Freitas, Vice-Presidente da Comissão Executiva do Turismo Centro de Portugal, com o repto "O potencial do Turismo como alavanca para o desenvolvimento sustentável”. 

O final da tarde reserva duas mesas redondas. Ao Presidente do Instituto Politécnico de Viseu, José Costa, e ao Presidente do Instituto Piaget de Viseu, Paulo Alves, junta-se o Diretor do Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde, Paulo Pereira, para o debate em torno do tema "O Ensino Superior e a criação de emprego qualificado”.

A fechar a conferência, é lançado o mote "As associações e empresas como fator competitivo para o crescimento”, tendo como intervenientes João Cotta, Presidente da AIRV; Fernando Daniel Nunes, Administrador do Grupo Visabeira; Nuno Gonçalves, do Conselho Diretivo do IAPMEI; Cristina Fernandes, do Conselho de Administração e Plant Manager da Labesfal; António Isidoro, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Avicasal; e João Figueiredo, Administrador da Carmo SA. 

A participação nesta conferência é aberta a todos os interessados, sendo sujeita à lotação do Auditório do Museu do Quartzo, pelo que é necessária a confirmação prévia de presença para o email nic@cmviseu.pt, até ao dia 1 de março.

Para além do formato presencial, a conferência "Crescimento e sustentabilidade em Viseu” será ainda transmitida online, através das páginas de Facebook do Município de Viseu e do Jornal Vida Económica. 

Notícia CAMARA MUNICIPAL DE VISEU https://cm-viseu.pt/pt/noticias/viseu-vai-debater-e-refletir-sobre-o-seu-crescimento-e-sustentabilidade-numa-conferencia-a-realizar-a-6-de-marco/